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Após várias reuniões com empresários do setor de varejo, tenho percebido um padrão nas desculpas para não entrar no e-commerce: muitos dizem que ainda não estão preparados. 

 

Eu entendo que o empresário precisa estar seguro para tomar uma decisão tão importante quanto esta. E, nesse artigo, eu espero clarear mais o terreno no qual ele estará pisando quando decidir entrar no comércio eletrônico.

 

Separei 4 dicas que com certeza irão tornar esta sua decisão mais fácil e segura.

 

1- Tenha um profissional dedicado na gestão do e-commerce

 

Se você não tem tempo, nem conhecimento sobre gestão de e-commerce, contrate uma pessoa para cuidar da sua loja online.

Vender na internet não é somente ter um site no ar e esperar que as vendas caiam do céu. Vender na internet dá o mesmo (ou até mais) trabalho do que vender numa loja física.

Para isso, ter um profissional para gerar tráfego, acompanhar as métricas de conversão, analisar o comportamento do consumidor na sua loja, identificar os gargalos do processo de compra… tudo isso necessita que se tenha um profissional capacitado e dedicado para obter resultados na sua operação online.

 

 

2- Faça investimento em marketing digital

 

A maior vantagem de se ter uma loja online é a possibilidade de alcançar pessoas em qualquer lugar no mundo a qualquer hora do dia. Mas não é tão simples quanto parece.

Você precisa conhecer muito bem o seu público alvo, seus hábitos e comportamentos online, onde visitam, o que buscam, em que horário, qual mídia… Enfim, muita coisa precisa ser planejada para alcançar esse público que consome o seu produto na internet.

Para isso, você precisa contratar um consultor de marketing digital e fazer investimento em tráfego, além de diversas ações como criação de conteúdo, cross-media, gestão de redes sociais, dentre tantas outras.

 

3- Dê bastante atenção a logística

 

A logística é uma questão estratégica da sua operação de e-commerce. Todos os processos precisam estar 100% redondos para que não tenham falhas na entrega do produto ao cliente.

Tenha atenção com cada detalhe, desde a forma de armazenamento, embalagem, canal de distribuição e tempo de entrega. Se houver falha nessa etapa, pode se preparar para contornar uma possível crise nas redes sociais.

Um cliente insatisfeito hoje não fala mal de você para 10 ou 15 pessoas, ele fala mal para 500 ou 1000 pessoas com que ele tem contato diariamente nas suas redes sociais.

 

4- Contrate uma plataforma confiável

 

Você levaria seu carro em qualquer mecânico? É bem provável que não. A mesma coisa acontece na criação da sua loja online. Dentro do capô da sua loja virtual tem diversas peças e engrenagens que faz com que o carro ande sem te deixar na mão.

Desde a hospedagem que faz com que sua loja não saia do ar até o layout intuitivo, muita coisa foi construída para oferecer a melhor experiência de compra para o seu cliente. Você precisa contratar uma plataforma que te dê suporte tecnológico e esteja comprometido com o seu sucesso online.

Seguindo essas dicas e fazendo um simples planejamento para entender os custos e tendo uma previsão de faturamento a médio prazo, você estará preparado e seguro para entrar mundo das vendas online.

Se ainda ficou com alguma dúvida, deixe a sua pergunta nos comentários.

Até o próximo artigo.